SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número137Cotistas e não-cotistas: rendimento de alunos da Universidade de Brasília índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MAIA, Rafael Pimentel; PINHEIRO, Hildete Prisco  e  PINHEIRO, Aluisio de Souza. Heterogeneidade do desempenho de alunos da Unicamp, do ingresso à conclusão. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.137, pp.645-660. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para avaliar o desempenho dos alunos da Universidade Estadual de Campinas, do ingresso à conclusão do curso. A amostra é composta por todos os ingressantes dessa universidade nos anos de 1997 a 2000, e a população que corresponde ao universo dos alunos ingressantes em todo o período de existência da universidade. O conjunto de dados disponível foi obtido a partir dos questionários socioculturais, aplicados pela Comissão Permanente de Vestibulares na inscrição do vestibular, e de informações acadêmicas fornecidas pela Diretoria Acadêmica da Universidade. É proposta uma metodologia com base na variável denominada "ganho relativo" sugerida por Dachs e Maia (2006). Essa nova metodologia fundamenta-se em medidas de diversidades propostas por Rao (1982) e na utilização de U-estatísticas. Propõem-se testes de homogeneidade para avaliar se existe diferença no desempenho entre alunos segundo alguns agrupamentos.

Palavras-chave : Avaliação de Estudante; Ensino Superior; Estatísticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )