SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número138Artes de musicar e de improvisar na cultura popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BRANDAO, Carlos Rodrigues. Vocação de criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.138, pp.715-746. ISSN 0100-1574.

O artigo examina diferentes dimensões da cultura e das polêmicas que envolvem o termo para dizer da(s) cultura(s) popular(es) como derivação também controvertida. Diferentemente dos estudos sobre o eixo cultura-cultura popular, num exercício de memória, busca-se o processo de criação dos movimentos de cultura popular dos anos 1960 no Brasil para, então, aproximá-lo dos tempos atuais e mostrar como a cultura e a cultura popular foram levadas ao campo da prática política e integraram nelas um novo sentido dado à própria educação. Trata-se da discussão entre cultura e educação como espaços francamente abertos e dialógicos que se abrem à difícil e complexa arte da criação, da partilha e do intercâmbio de e entre culturas populares, do papel do saber e da reprodução do saber como questão substantiva no eixo entre cultura e educação.

Palavras-chave : Cultura Popular; Educação; Movimentos Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )