SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número138Gênero, raça e avaliação escolar: um estudo com alfabetizadorasConstrução das dificuldades de aprendizagem em crianças adotadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

OSORIO, Rafael Guerreiro. Classe, raça e acesso ao ensino superior no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.138, pp.867-880. ISSN 0100-1574.

Este artigo apresenta evidências produzidas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2006 sobre as relações entre classe, raça e acesso ao ensino superior. O objetivo é preencher a lacuna de conhecimento que ainda persiste sobre o tema, a despeito do intenso debate público sobre a adoção de políticas de promoção de acesso equitativo ao ensino superior para negros ou para pobres. Os indicadores apresentados apontam a existência de associações entre classe, raça e acesso ao ensino superior para além dos efeitos das relações entre classe, raça e término do ensino médio. Conclui apontando a necessidade simultânea de quotas sociais e raciais para atingir o objetivo de atacar a desigualdade de acesso à universidade.

Palavras-chave : Raça; Ensino Superior; Pobreza; à Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )