SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número139A pessoa com deficiência e a crise das identidades na contemporaneidadeA inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

NABUCO, Maria Eugênia. Práticas institucionais e inclusão escolar. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.139, pp.63-74. ISSN 0100-1574.

No Brasil a concepção de Educação Inclusiva é fortemente marcada pela noção de Educação Especial e pela categorização do comportamento dos alunos. O documento sobre a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, entregue ao Ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008, acentua as noções de transtorno global ou funcional, de deficiência e de déficit que acompanha este tipo de categorização. Vemos se desenhar nesse documento uma "psicopatologia da inclusão". Pela formulação de dois enunciados : "política é educação" e "educação é política", uma análise das contradições das políticas educativas e suas institucionalizações é apresentada a partir de um referencial teórico da psicanálise de orientação lacaniana.

Palabras clave : Educação Especial; Psicologia do Comportamento; Psicanálise; Educação Inclusiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )