SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número139A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedidaOrigen étnico y cambios intergeneracionales en los niveles educacionales y sociales en la Araucanía índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas. A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.139, pp.257-276. ISSN 0100-1574.

O artigo analisa o processo de transformação desencadeado nas escolas secundárias básicas em Cuba, que atendem alunos das 7ª, 8ª e 9ª séries. Na busca de soluções para os problemas que afetavam essas escolas, em 2001, um coletivo de professores dos Institutos Superiores Pedagógicos das diferentes províncias do país implementou a formação de professores generalistas integrais de modo a torná-los capazes de ministrar todas as disciplinas, exceto Inglês e Educação Física, a grupos de 15 alunos. O recorte do estudo prioriza a formação do professor generalista integral, considerando o contexto do movimento de universalização do ensino superior em curso, o qual reestrutura, em todo o país, os Institutos Superiores Pedagógicos e as escolas básicas, estas tratadas como micro universidades. O percurso metodológico fundamenta-se em abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com base em referências fornecidas por Marli André. Destacam-se as pesquisas de Carlos Rojas Arce e de Lisardo García Ramis no embasamento teórico da investigação.

Palavras-chave : Educação em Cuba; Escola Secundária; Reforma Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )