SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número140Uma abordagem da historicidade das representações sociaisTrabalho docente e modelos de formação: velhos e novos embates e representações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ARRUDA, Angela; JAMUR, Marilena; MELICIO, Thiago  e  BARROSO, Felipe. De pivete a funqueiro: genealogia de uma alteridade. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.140, pp.407-425. ISSN 0100-1574.

Com base na teoria das representações sociais de Moscovici e a partir de contextualizações do fenômeno dos arrastões, esse texto se propõe a discutir elementos que respondam às questões: por que discursos criminalizantes, que afirmam a periculosidade do funkeiro, se fizeram tão presentes desde o início da década de noventa no Rio de Janeiro? Como esses discursos, que apontam para uma determinada construção social do funkeiro, interferiram na relação do funk com a sociedade? A discussão passa pela compreensão dos dispositivos criados na sociedade carioca daquele período para a solução de problemas com os quais ela se via confrontada. Trata-se de tentar compreender como, em certo momento, o funkeiro ganha um perfil amplamente difundido como problema que requer um tipo de intervenção específica.

Palavras-chave : Representações Sociais; Funk; Violência; Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )