SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número140Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativasPolíticas sociais de atendimento às crianças e aos adolescentes no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  y  ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Educação além da escola: acolhida a outros saberes. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.140, pp.629-648. ISSN 0100-1574.

Nossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar.

Palabras clave : Prática de Ensino; Educação; Transdisciplinaridade; Papéis Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )