SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número141Uma leitura dos usos dos indicadores da qualidade na educaçãoEducação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BRANDAO, Zaia. Indagação e convicção: fronteiras entre a ciência e a ideologia. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.141, pp.849-856. ISSN 0100-1574.

Ensaio em que se defende a necessidade de o pesquisador estar atento para as diferenças entre a indagação e a convicção. Ciência e ideologia situam-se em domínios distintos - o da indagação e o da convicção - o da produção do conhecimento e o da ação política. No âmbito das Ciências Sociais e Humanas, as fronteiras entre esses dois planos são frequentemente problematizadas, seja para negar, seja para afirmar a sua pertinência. Admitindo as dificuldades de traçar essas fronteiras, o ensaio defende a procedência de se procurar preservar o distanciamento entre os dois âmbitos. No campo científico, a curiosidade e a indagação, o escrutínio racional da realidade são os móveis legítimos do ofício. Após indicar algumas questões derivadas do trânsito entre ideologia e ciência na pesquisa em educação, finaliza indicando problemas que decorrem das políticas acadêmicas.

Palavras-chave : Ciência; Pesquisa Educacional; Ideologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )