SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número141A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatóriaAtividades de investigação escolar: análise psicanalítica do engajamento em pequenos grupos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

JACOMINI, Márcia Aparecida. Por que a maioria dos pais e alunos defende a reprovação?. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.141, pp.895-919. ISSN 0100-1574.

O objetivo do artigo é analisar a opinião de pais e alunos sobre a progressão continuada e a reprovação escolar. A pesquisa de campo, realizada em duas escolas municipais de São Paulo, teve duração de um ano letivo. Os dados foram coletados por meio de observação do cotidiano escolar e de entrevistas semiestruturadas com 56 pais e alunos, e organizados em categorias temáticas, de acordo com Bardin (2004). Duas questões centrais pautaram a pesquisa: Por que a maioria dos pais e dos alunos é contra a progressão continuada? Como construíram essa forma de pensar? A crença de que a reprovação exerce uma pressão “salutar” sobre os alunos que, por temor de perder o ano, estudariam mais e se sentiriam obrigados a ter bom comportamento e dedicação aos estudos, foi preponderante entre os sujeitos. Como as experiências escolares dos sujeitos não confirmam tais efeitos da reprovação anual, questionou-se por que eles continuam pensando assim? Os depoimentos sugerem, entre outros aspectos, que os entrevistados se apropriaram do discurso dominante, contrário às políticas de não reprovação anual, sem refletir criticamente sobre suas próprias experiências de escolarização.

Palabras clave : Alunos; Democratização do Ensino; Pais; Repetência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )