SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número141Por que a maioria dos pais e alunos defende a reprovação?Education planning in four Chilean municipalities índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

JULIO, Josimeire M.  y  VAZ, Arnaldo M.. Atividades de investigação escolar: análise psicanalítica do engajamento em pequenos grupos. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.141, pp.921-941. ISSN 0100-1574.

Observamos grupos de alunos de ensino médio que foram desafiados a realizar uma atividade de pesquisa em Física. O objetivo era distinguir o engajamento colaborativo de outras formas de participação em grupo. Apresentamos um estudo pormenorizado de aulas que ocorreram no início do ano letivo em turmas do primeiro ano. Recorremos a gravações em áudio e vídeo para categorizar a participação dos alunos durante a atividade. As categorias são inspiradas no referencial psicanalítico de Grupos de Trabalho e Suposições Básicas. Com a ajuda desses conceitos foi possível caracterizar a participação individual no grupo, atentando para os impulsos emocionais que desviaram os indivíduos da tarefa. Baseados nos dados obtidos e em outros trabalhos nos quais analisamos esses grupos isoladamente, concluímos que a participação dos alunos depende de aspectos intrínsecos da dinâmica dos grupos de aprendizagem. A colaboração e objetividade, necessárias para que o grupo funcione bem, dependem de uma interferência externa ao grupo.

Palabras clave : Alunos; Participação do Aluno; Aprendizagem; Grupo de Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )