SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número142Financiamento da educação infantil em seis capitais brasileirasNovas solteiras: ecos do feminismo na mídia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MOSS, Peter. Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório?. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.142, pp.142-159. ISSN 0100-1574.

A relação entre educação infantil e ensino obrigatório tem sido foco crescente de pesquisas e políticas, pois a frequência a ambas as etapas da educação cresce globalmente. O discurso da aprendizagem ao longo da vida enfatiza que a aprendizagem começa ao nascer, e o investimento nos primeiros anos de vida é cada vez mais considerado primordial, devido ao retorno positivo posterior na educação da criança. Após debater a conjuntura cultural e estrutural que contextualiza essa relação, este artigo considera quatro possibilidades de relação da pré-escola com a escolaridade primária: preparação para a escola; distanciamento; preparação da escola para receber a criança; e o vislumbre de uma possível convergência. Para encerrar, discute algumas questões críticas e argumenta que a relação entre a educação infantil e o ensino obrigatório não deveria se limitar aos primeiros anos escolares, pois uma solução plena requereria considerar o ensino secundário.

Palavras-chave : Educação Infantil; Ensino Obrigatório; Educação Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )