SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número142Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório?Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GONCALVES, Eliane. Novas solteiras: ecos do feminismo na mídia brasileira. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.142, pp.162-187. ISSN 0100-1574.

A proliferação de produtos culturais sobre as solteiras sugere uma preocupação internacional com o tema na contemporaneidade. A mídia brasileira também focaliza o fenômeno da nova solteira em sintonia com a literatura e filmografia sobre mulheres com mais de 30 anos, solteiras, moradoras das grandes cidades. A emergência da expressão "novas solteiras" remete ao ideário feminista de autonomia, liberdade e independência, em oposição à solteirona do passado. Neste artigo, analiso como as mulheres sós costumam ser retratadas em textos da mídia brasileira através de polarizações marcadas por gênero, idade e posição social e geográfica. Ressalto a utilização recorrente de informações validadas por vozes autorizadas de especialistas acadêmicos, sobretudo da área psi. Por fim, mostro como algumas matérias enfatizam a solidão e a transitoriedade do morar só, operando outras oposições marcadas por gênero.

Palavras-chave : Mulheres; Mídia; Feminismo; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )