SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número142Reuniões de pais na educação infantil: modos de gestãoQuase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MARTINS, Angela Maria  y  SILVA, Vandré Gomes da. Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008). Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.142, pp.228-245. ISSN 0100-1574.

Este artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar.

Palabras clave : Estado da Arte; Autonomia Administrativa; Escolas; Gestão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )