SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número142Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)A linguagem oral como elemento integrante da brincadeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

COSTA, Marcio da  e  KOSLINSKI, Mariane Campelo. Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.142, pp.246-266. ISSN 0100-1574.

O artigo aborda fenômeno pouco estudado no contexto brasileiro: a disputa por escolas públicas que não podem ser propriamente caracterizadas como de elite ou de excelência, mas que têm a reputação de escolas de boa qualidade. Apesar de pouco reconhecido na literatura, este é um fenômeno que se expressa mediante alguns dispositivos competitivos postos em ação tanto por famílias em busca de melhores oportunidades educacionais quanto pela burocracia educacional, os quais têm papel ativo no processo de escolha das escolas pelos pais e dos alunos pelas escolas. O fenômeno se articula à intrincada rede de hierarquias sociais marcada pela desigualdade de oportunidades na sociedade brasileira. O patrimônio de relações sociais disponível aos atores é fortemente mobilizado nos casos em que, diante de uma oferta escolar insatisfatória, a luta por uma melhor oportunidade ocupa lugar de destaque nas estratégias de muitos indivíduos e famílias.

Palavras-chave : Escolas Públicas; Igualdade de Oportunidades; Políticas Públicas; Qualidade do Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )