SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número143Saberes, identidades, autonomia na cultura docente da educação profissional e tecnológicaA competência reflexiva processual em serviço social na ação profissional junto às populações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SANTIAGO, Rui  e  CARVALHO, Teresa. Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.143, pp.402-426. ISSN 0100-1574.

O propósito principal deste artigo é analisar como os acadêmicos portugueses estão lidando com as novas condições de produção de conhecimento científico ligadas à emergência da sociedade/economia do conhecimento e à crescente mercantilização e "managerização" da educação superior. Os desafios profissionais instituídos por essas novas condições podem erodir a autonomia e liberdade dos acadêmicos, construídas graças ao conhecimento científico e à colegialidade. De acordo com os resultados de uma pesquisa internacional na qual se apóia a componente empírica deste artigo, a maioria dos acadêmicos ouvidos continua vinculada aos princípios humboldtianos/mertonianos de produção do conhecimento, como base de referência do profissionalismo acadêmico. Contudo, os acadêmicos assumiram, igualmente, posições híbridas em relação à categorização epistemológica da pesquisa científica, à articulação entre a pesquisa e ensino e à filiação disciplinar, departamental e institucional.

Palavras-chave : Produção Técnico-Científica; Ensino Superior; Conhecimentos; Profissionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )