SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue143Pesquisa acadêmica e prática educativa como um problema sociológicoLer e escrever sobre corpos: metodologia feminista para letramento de jovens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SANTOS, Marzo Vargas dos  and  MOLINA NETO, Vicente. Aprendendo a ser negro: a perspectiva dos estudantes. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.143, pp.516-537. ISSN 0100-1574.

O artigo trata de identificar e compreender de que modo os estudantes negros da rede municipal de ensino de Porto Alegre constituem interações sociais, e como essas se manifestam na cultura estudantil e na Educação Física. Por meio de uma etnografia educativa, reflete sobre a participação do negro na construção da sociedade, que não é isenta de contradições e controvérsias. Os autores realizam análise de documentos, observação participante, diário de campo, grupos de discussão e entrevista semiestruturada. A análise enfatiza o modo pelo qual os colaboradores do estudo se percebem nas relações étnico-raciais, ao tratar dos códigos de significados na cultura estudantil, especialmente quanto ao seu reconhecimento no grupo, revelando que os negros manifestam certa naturalização de uma posição social de inferioridade. As diferentes culturas da escola dão sentidos distintos às ações, rituais e códigos que serão interpretados por aqueles envolvidos com os elementos dessa cultura.

Keywords : Estudantes; Negros; Educação Física; Raça.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )