SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número143Aprendendo a ser negro: a perspectiva dos estudantesQuando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PINTO, Joana Plaza. Ler e escrever sobre corpos: metodologia feminista para letramento de jovens. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.143, pp.538-558. ISSN 0100-1574.

Trata-se de projeto de estudo e prática em torno da questão do letramento para jovens. A experiência ocorreu no contexto de forte preocupação com o desenvolvimento da metodologia feminista, por isso houve uma intercalação dos dois assuntos. A experiência amadureceu para uma prática e o estudo sobre o desenvolvimento de metodologia feminista, para o letramento de jovens. Os participantes do projeto foram estudantes da rede pública de educação, em Goiânia (GO), e os temas centrais, as relações de gênero e sexualidade. A sede do projeto foi uma organização não governamental feminista. As atividades contemplavam oficinas regulares e a publicação de uma cartilha. Os resultados mostraram baixo interesse de meninos na proposta, mas alta adesão tanto de meninas quanto de meninos: a maior parte dos que começaram as oficinas foi até o fim.

Palabras clave : Juventude; Letramento; Metodologia Feminista; Youth; Literacy; Feminist Methodology.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )