SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue143Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal”Payment and characteristics of the teaching work in Brazil: a contribution of data from school census and pnad author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SILVA, Wagner Rodrigues. Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.143, pp.582-605. ISSN 0100-1574.

Neste trabalho investigamos a construção de práticas interdisciplinares de ensino e pesquisa com base na interlocução estabelecida entre instituições de ensino básico e superior. Apresentamos alguns atores de natureza humana e não humana, responsáveis pela interação instaurada no espaço escolar, tomado como campo de pesquisa e caracterizado como complexo. Os resultados da pesquisa mostram que a assunção da complexidade constitutiva pode auxiliar na compreensão do funcionamento das situações de ensino, evitando diagnósticos simplificados e precipitados, o que dificulta a resolução dos reais problemas em contextos de formação.

Keywords : Pesquisa Participante; Planejamento da Educação; Interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )