SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número143Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal”Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SILVA, Wagner Rodrigues. Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.143, pp.582-605. ISSN 0100-1574.

Neste trabalho investigamos a construção de práticas interdisciplinares de ensino e pesquisa com base na interlocução estabelecida entre instituições de ensino básico e superior. Apresentamos alguns atores de natureza humana e não humana, responsáveis pela interação instaurada no espaço escolar, tomado como campo de pesquisa e caracterizado como complexo. Os resultados da pesquisa mostram que a assunção da complexidade constitutiva pode auxiliar na compreensão do funcionamento das situações de ensino, evitando diagnósticos simplificados e precipitados, o que dificulta a resolução dos reais problemas em contextos de formação.

Palabras clave : Pesquisa Participante; Planejamento da Educação; Interdisciplinaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )