SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número143Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisaEnsino superior privado: expansão das cooperativas de mão de obra docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ALVES, Thiago  y  PINTO, José Marcelino de Rezende. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.143, pp.606-639. ISSN 0100-1574.

O objetivo do artigo é descrever algumas características do trabalho docente e comparar a remuneração dos professores à de outros profissionais com o mesmo nível de formação. Para isso, foram analisados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e do Censo Escolar de 2009. Os dados foram examinados por meio de técnicas descritivas e inferenciais. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, desafios relativos à formação, uma vez que um terço dos professores do ensino fundamental e 50% da educação infantil não são formados em nível superior; às condições de trabalho, pois expressivo número de docentes trabalha em mais de uma escola e leciona para grande número de alunos por turma; e à remuneração, já que o nível socioeconômico dos professores e o rendimento de seu trabalho é menor que o de outros profissionais com nível de formação equivalente ou mesmo inferior.

Palabras clave : Professores; Condições de Trabalho; Salário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )