SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número144Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas GeraisO Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES e a formação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CURY, Carlos Roberto Jamil. Por um novo plano nacional de educação. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.144, pp.790-811. ISSN 0100-1574.

Esse artigo pretende, primeiramente, em vista da tramitação de um novo Plano Nacional de Educação enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional, resgatar a evolução dos planos anteriores. Vários foram os Planos Nacionais de Educação e todos eles fracassaram. Em seguida, em outro contexto legal, social e político, considerando a definição de Plano, busca-se analisar a exposição de motivos do Plano, o texto legal e seus anexos. Certos temas continuam presentes como grandes desafios para que, desta vez, o Plano possa vir a ser bem-sucedido. Entre os principais temas, deve-se destacar o papel da União no sistema federativo brasileiro, com especial atenção para a denominada função supletiva, o regime de colaboração e os recursos financeiros.

Palabras clave : Plano Nacional de Educação; Políticas Educacionais; Administração da Educação; Financiamento da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )