SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue144Famílias e alunos de origem africana no Maranhão do século XIX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CANDAU, Vera Maria  and  LEITE, Miriam Soares. Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.144, pp.948-967. ISSN 0100-1574.

Embora a incorporação das questões da diferença nas pesquisas e práticas educacionais tenha visivelmente se acentuado nos últimos anos, sua abordagem ainda traz mais inquietações do que respostas. Neste texto, pretendemos contribuir para tais discussões, focalizando a tensão desigualdade-diferença identificada em representações de professores e professoras expressas no grupo focal realizado no contexto da pesquisa Multiculturalismo, direitos humanos e educação: a tensão entre igualdade e diferença. Entre as diversas abordagens que vem se afirmando no continente latino-americano, operamos com a perspectiva intercultural. Desse modo, problematizamos as significações atribuídas à palavra "diferença" pelos participantes do grupo focal em tela, para, em conclusão, discutir a associação da expressão "diferença" a "preconceito" e "discriminação", assim como sua significação como "desigualdade". Destacamos a produtividade do grupo focal como alternativa de entrevista coletiva, na medida em que se mostrou espaço privilegiado para a interação dos participantes, oportunizando construções discursivas menos direcionadas pela pesquisa e mais próximas das suas práticas cotidianas.

Keywords : Grupo Focal; Multiculturalismo; Desigualdades Sociais; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )