SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número145Por uma história comparativa da educação matemáticaProjeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BEINEKE, Viviane. A reflexão sobre a prática na pesquisa e formação do professor de música. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.145, pp.180-202. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a metodologia da pesquisa O conhecimento prático do professor de música, refletindo sobre suas contribuições para o campo de investigação do pensamento do professor. O desenho metodológico da coleta de dados consistiu em observação, entrevista semiestruturada e entrevista de estimulação de recordação. Segundo a perspectiva das professoras participantes, a pesquisa valorizou suas práticas docentes, reconhecendo seus conhecimentos e incentivando-as a assumirem todo seu potencial como profissionais ativas e reflexivas. Em relação à pesquisa sobre a formação de professores, é destacada a importância de serem ouvidas as vozes dos professores, por meio de relatos em que eles reflitam sobre suas práticas. Por fim, é analisado o potencial da reflexão sobre a prática, na formação de educadores musicais crítico-reflexivos.

Palabras clave : Educação Musical; Pesquisa Qualitativa; Formação de Professores; Prática de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )