SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número146Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissionalA crise epistemológica na educação física: implicações no trabalho docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CORREIA, José Alberto; PEREIRA, Luísa Álvares  y  VAZ, Henrique. Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.146, pp.388-407. ISSN 0100-1574.

Com este texto, pretende analisar-se a influência das políticas educativas nos contextos e no trabalho do professor. A partir de um conjunto de informações empíricas, recolhidas no decurso de dois projectos de investigação, foi possível descrever as modalidades através das quais os professores gerem o seu sofrimento profissional. Por outro lado, estes mesmos dados também permitiram caracterizar um conjunto de “ideologias profissionais defensivas”, discernindo-se, igualmente, as tensões existentes entre as figuras dos jovens e dos alunos que frequentavam um determinado conjunto de escolas secundárias em Portugal. Com base na reinterpretação dessa mesma informação empírica, serão ainda analisados os efeitos que assumem as actuais políticas educativas no reforço da alienação e da exploração do trabalho docente.

Palabras clave : Professores; Identidade; Trabalho; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )