SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue146A crise epistemológica na educação física: implicações no trabalho docenteSociabilidade juvenil, cor, gênero e sexualidade no Baile Charme Carioca author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

LUDKE, Menga  and  BOING, Luiz Alberto. Do trabalho à formação de professores. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.146, pp.428-451. ISSN 0100-1574.

Focaliza-se o trabalho como via de realização pessoal, no caso do professor da educação básica como ponto de partida para sua formação. O magistério, um trabalho considerado fácil, na verdade envolve muitas dificuldades, que se refletem como desafios à formação de futuros professores. São analisados alguns desses desafios e a contribuição de autores, dedicados ao seu estudo, como Nóvoa, Saviani, Tardif, Lessard, Dubet, Vincent, Labaree, procurando olhar para o trabalho real efetuado pelo professor como inspiração para a sua formação. Hoje, sob a responsabilidade da universidade, ela está marcada por forte acento no aspecto teórico, ficando o da prática bem menos atendido. Atentar ao trabalho realizado pelo professor pode ajudar a aproximá-la das necessidades que o futuro professor irá enfrentar. Para tanto é urgente que se construa uma parceria efetiva entre as duas instituições formadoras do professor, a universidade e a escola.

Keywords : Formação de Professores; Qualificação; Trabalho; Universidades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )