SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número146Sociabilidade juvenil, cor, gênero e sexualidade no Baile Charme CariocaPerfil e trajetória de educadores em instituição de acolhimento infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MARTINS-SILVA, Priscilla de Oliveira et al. Adolescentes e homossexualidade: representações sociais e identidade social. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.146, pp.474-493. ISSN 0100-1574.

O objetivo da pesquisa é identificar concepções de adolescentes sobre homossexualidade em seu contexto social. Para isso, articula duas teorias: Representações Sociais e Identidade Social. Aplicaram-se questionários semiestruturados a adolescentes de escolas particular e pública e na análise dos dados utilizou-se o software Alceste. Os resultados revelam a presença de elementos positivos e negativos na representação social da homossexualidade e o seu processo de formação está associado ao processo de formação identitário. A configuração da representação social se relaciona a medo provocado por objetos sociais diferentes do que é considerado padrão; tentativa de retomar o sentido de ordem e controle sobre o mundo; valores e crenças presentes na história da sociedade; e posição social dos grupos sociais e ganhos que podem advir da relação intergrupal.

Palavras-chave : Representações Sociais; Identidade; Homossexualidade; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )