SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número146Adolescentes e homossexualidade: representações sociais e identidade socialO papel da igreja na educação escolar masculina na década de 1950 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves  e  CORREA, Laiane da Silva. Perfil e trajetória de educadores em instituição de acolhimento infantil. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.146, pp.494-517. ISSN 0100-1574.

Este estudo identificou aspectos da trajetória pessoal, profissional e institucional de educadores de abrigo, assim como sua percepção e satisfação com as atividades realizadas em uma instituição de acolhimento. Foram entrevistados 102 educadores que trabalhavam em um abrigo infantil da Região Metropolitana de Belém. O perfil traçado mostra que todos os entrevistados pertencem ao sexo feminino, sendo a maioria ainda jovem, com no máximo 35 anos, com filhos, já tendo concluído ou ainda frequentando um curso de graduação. O conjunto dos resultados demonstra que, apesar do grau de escolaridade elevado, esses educadores sentiam-se pouco preparados para lidar com crianças em acolhimento institucional e excluíam do educar o ato de cuidar. É preciso que novas estratégias de capacitação em serviço sejam pensadas, no sentido de atender às exigências colocadas pelas orientações técnicas para serviços de acolhimento de crianças e adolescentes, aprovadas em 2009.

Palavras-chave : Perfil Profissional; Instituições Sociais; Cuidados com a Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )