SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número146Educação e colonização no Brasil: as escolas étnicas alemãsTrabalho docente na escola fundamental: questões candentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

FERNANDES, Fabiana Silva  e  KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Análise de periódicos na história da educação: princípios e procedimentos. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.146, pp.562-585. ISSN 0100-1574.

O trabalho discorre sobre a elaboração da Base de Dados do “Boletim Interno da Divisão de Educação, Assistência e Recreio”, da Secretaria de Educação e Cultura do Município de São Paulo, publicação mensal que circulou nos Parques Infantis paulistanos no período de 1947 a 1957. A criação da base justifica-se pela necessidade de se sistematizarem informações sobre a estrutura e a organização do Boletim Interno e identificar tendências educacionais e temas enfocados. Tornou-se orientação o princípio de que a definição dos campos de registro não deve ocorrer, a priori, sem um exame prévio da publicação. Considera-se a base como um primeiro processo de análise que, para prover elementos para a pesquisa, precisa ser composta por campos analíticos adequados às especificidades da publicação, ultrapassando a formalidade de registros.

Palavras-chave : História da Educação; Base de Dados; Parque Infantil Periódico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )