SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número146Análise de periódicos na história da educação: princípios e procedimentosFormación técnica y aseguramiento de la calidad: enfoque de desarrollo de competencias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PARO, Vitor Henrique. Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.146, pp.586-611. ISSN 0100-1574.

Derivado de investigação mais ampla sobre a estrutura da escola fundamental, este trabalho apresenta e discute resultados de pesquisa de cunho qualitativo, realizada em escola pública de ensino fundamental, analisando questões relacionadas ao trabalho docente, com destaque para a assistência pedagógica, para as condições objetivas de trabalho na escola e para a gestão do tempo na prática docente cotidiana. O artigo se ampara num conceito de educação como prática democrática, construtora de personalidades humano-históricas, para sugerir a necessidade de transformação na estrutura da escola atual, e traz conclusões a respeito da necessidade de se considerar o caráter peculiar e único do trabalho docente, no encaminhamento de soluções e iniciativas visando à efetiva realização de um ensino de qualidade.

Palavras-chave : Condições do Trabalho Docente; Ensino Fundamental; Escola Pública; Estrutura e Funcionamento da Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )