SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número147Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocialBoa educação na era da mensuração índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

TURA, Maria de Lourdes Rangel. As novas propostas curriculares e a prática pedagógica. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.147, pp.790-805. ISSN 0100-1574.

O artigo focaliza propostas curriculares em processo de implantação em uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro, à luz das novas políticas curriculares que transitam nos contextos mais amplos do campo educacional e que se apoiam em discursos em torno do significante desempenho escolar, retratado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisa também os discursos de produção da performatividade e dos novos modelos de gerência da vida escolar e do trabalho docente.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Currículo; Avaliação; Práticas Escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )