SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número147As novas propostas curriculares e a prática pedagógicaPobreza e municipalização da educação: análise dos resultados do Ideb (2005-2009) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BIESTA, Gert. Boa educação na era da mensuração. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.147, pp.808-825. ISSN 0100-1574.

Neste artigo defendo a necessidade de se reconectar com a questão da finalidade na educação, principalmente à luz da tendência recente de focalizar as discussões na área quase exclusivamente na mensuração e na comparação de resultados educacionais. Primeiramente, argumento por que a questão da finalidade deve sempre ter um lugar na discussão educacional. Depois, exploro alguns motivos pelos quais essa questão parece ter desaparecido da agenda educacional. A parte central do artigo é uma proposta para se tratar da questão da finalidade na educação - ou seja, a que diz a respeito ao que constitui uma boa educação - de uma forma sistemática. A questão da finalidade é complexa e, ao deliberar sobre ela, devemos fazer uma distinção entre as três funções da educação a que me refiro: qualificação, socialização e subjetivação. Na parte final do artigo, dou exemplos de como essa proposta pode ajudar a fazer perguntas mais precisas sobre a finalidade e a orientação dos processos e práticas educacionais.

Palavras-chave : Qualidade da Educação; Finalidades da Educação; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )