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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ANDREWS, Christina W.  y  VRIES, Michiel S. de. Pobreza e municipalização da educação: análise dos resultados do Ideb (2005-2009). Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.147, pp.826-847. ISSN 0100-1574.

O artigo apresenta resultados de pesquisa empírica que buscou verificar o impacto da pobreza sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em escolas de ensino fundamental em mais de 5.500 municípios brasileiros, comparando o desempenho de escolas estaduais e municipais. Foram analisados os dados de 2005, 2007 e 2009 por meio de regressões lineares simples, resíduos de regressões e de correlações parciais. Os resultados mostram que a pobreza tem um forte impacto no desempenho escolar, chegando a explicar até 60% da variação. Os autores discutem os resultados obtidos vis-à-vis às atuais tendências de políticas educacionais, como as políticas fundamentadas em fatores de input e na responsabilização de professores, apontando suas limitações.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Municipalização do Ensino; Pobreza; Brasil.

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