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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GRAMANI, Maria Cristina Nogueira  e  SCRICH, Cintia Rigão. Influência do desempenho educacional na escolha da profissão. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.147, pp.868-883. ISSN 0100-1574.

O artigo estuda a influência do desempenho em Matemática na educação básica na escolha de carreiras no ensino superior. A análise, em duas fases, calcula, na primeira delas, uma eficiência relativa educacional em Matemática para cada unidade da federação, utilizando os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e do Exame Nacional do Ensino Médio. Na segunda fase, correlaciona essa eficiência com a procura por cursos no vestibular. Se a correlação for forte e positiva, pode-se dizer que o estado com maior eficiência educacional em Matemática apresenta maior procura por esse curso. Os resultados mostram que os estados com maior eficiência em relação à Matemática também são aqueles onde os estudantes escolhem as carreiras mais diretamente ligadas a ela, em especial as engenharias. Outro resultado, e mais preocupante, sugere que as carreiras relativas à formação de professores na área de exatas, como Física e Matemática, são mais procuradas em estados com menor eficiência em Matemática.

Palavras-chave : Educação Básica; Escolha Profissional; Rendimento Escolar; Matemática.

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