SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número147Actitudes del profesorado de Chile y Costa Rica hacia la inclusión educativaEmpoderamento dos professores entre direito à educação e mudança social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

FORTE, Ana Maria  e  FLORES, Maria Assunção. Potenciar o desenvolvimento profissional e a colaboração docente na escola. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.147, pp.900-919. ISSN 0100-1574.

Neste artigo apresentam-se resultados de estudo que procurou compreender as perspectivas e experiências de desenvolvimento profissional de um conjunto de professores articuladas à colaboração no contexto de trabalho. Os dados foram recolhidos através de questionários, entrevistas, relatos e reflexões escritas em escola no norte de Portugal. Os resultados apontam para uma valorização da formação formal, reconhecendo ainda a importância de outras oportunidades de desenvolvimento profissional, como o trabalho colaborativo, sobretudo no nível dos projetos extracurriculares, e não no nível pedagógico e de sala de aula. Os resultados reforçam a ideia de que é premente promover formação em contexto de trabalho como estratégia para proporcionar o desenvolvimento profissional e para desafiar culturas profissionais marcadas pelo isolamento.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional; Trabalho em Equipe; Formação em Serviço; Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )