SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número148Políticas de educação infantil e avaliaçãoEstudos em larga escala de educação infantil nos Estados Unidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

HARMS, Thelma. O uso de escalas de avaliação de ambientes na educação infantil. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.148, pp.76-97. ISSN 0100-1574.

Embora a ECERS tenha sido amplamente utilizada para orientar a melhoria de programas de educação infantil, relativamente pouco tem sido relatado sobre sua aplicação prática. Este artigo explora as qualidades que tornaram a ECERS útil em programas que atendem crianças de diferentes culturas e origem socioeconômica nos Estados Unidos e em outros países. A ECERS inclui indicadores para avaliar as três necessidades básicas comuns a todas as crianças: proteção da saúde e segurança, apoio e orientação para desenvolvimento social/emocional e estímulos de linguagem e desenvolvimento cognitivo. A escala é usada em diferentes países, culturas e idiomas, utilizando diferentes currículos, com apenas pequenos ajustes. A fim de assegurar a comparabilidade estão disponíveis materiais de treinamento, protocolos para prática de campo e requisitos para traduções. São descritos o uso das escalas na Quality Rating and Improvement Systems nos Estados Unidos, assim como sua utilização internacional generalizada

Palabras clave : Melhoria de Programa; Avaliação de Qualidade; ECERS; Programas Pré-Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )