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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MELHUISH, Edward. Efeitos de longo prazo da educação infantil: evidências e política. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.148, pp.124-149. ISSN 0100-1574.

Nas últimas décadas, acumularam-se evidências que relacionam a experiências das crianças na educação infantil com resultados de longo prazo no desenvolvimento infantil. A oferta da educação infantil depende dos contextos social e econômico dos países, o que leva a uma grande diversidade das políticas adotadas entre eles. Utilizam-se dados internacionais para evidenciar os benefícios de longo prazo que resultam da educação infantil de boa qualidade, enfatizando-se especialmente os dados do Reino Unido. Mostra-se que há benefícios para o desenvolvimento social, cognitivo e educacional, com consequências não somente individuais, mas para toda a sociedade. Os dados internacionais mostram que a boa qualidade da educação infantil é parte essencial da infraestrutura para se obter o desenvolvimento de longo prazo nos Estados modernos.

Palavras-chave : Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil; Evidência Internacional; Políticas.

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