SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número148Relações sociais de gênero na perspectiva de crianças pequenas na crecheAutoridade, infância e “crise na educação” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

HORN, Axel; HELMAN, Mariela; CASTORINA, José Antonio  e  KURLAT, Marcela. Prácticas escolares e ideas infantiles sobre el derecho a la intimidad. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.148, pp.198-219. ISSN 0100-1574.

Este artigo apresenta, em primeiro lugar, um resumo das ideias infantis sobre o direito à intimidade, evidenciado em nossas pesquisas. Em segundo lugar, mostra um levantamento bibliográfico de pesquisas que destacam o tratamento institucional das escolas sobre os direitos infantis, com a finalidade de começar a definir o contexto no qual as crianças constroem conhecimento. Em terceiro lugar, são apresentadas as primeiras categorias surgidas da análise das observações. Categorias que, ao contrário do que ocorre nas pesquisas revisadas, apresentam a vantagem de terem sido elaboradas com o objetivo específico de destacar as ações institucionais que têm como objeto a intimidade dos alunos, tanto para preservá-la como para expô-la. Por último, realiza-se uma análise que começa a vincular, de maneira provisória, as produções cognoscitivas infantis com as condições sociais em que elas se originam. Esta última abordagem é realizada triangulando evidência empírica surgida de ambas as técnicas de obtenção de dados empíricos.

Palavras-chave : Práticas Educativas; Psicologia Genética; Desenvolvimento Cognitivo; Direitos da Criança.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )