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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

OHLWEILER, Mariane Inês  y  FISCHER, Rosa Maria Bueno. Autoridade, infância e “crise na educação”. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.148, pp.220-239. ISSN 0100-1574.

Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.

Palabras clave : Autoridade; Crise na Educação; Infância.

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