SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número148Autoridade, infância e “crise na educação”Territórios da casa, matemática e relações de gênero na EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SILVA-PENA, Ilich; SALGADO LABRA, Isabel  e  SANDOVAL, Ana. Modelo de asesoría a escuelas centrado en el acompañamiento docente. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.148, pp.240-255. ISSN 0100-1574.

Este artigo descreve o processo de construção de um modelo de assessoria a escolas no âmbito de um projeto piloto desenvolvido pelo governo do Chile em conjunto com universidades. Apresenta-se, por um lado, o contexto em que se desenvolveu a assessoria e, por outro, os principais avanços que possibilitaram a construção de uma proposta de abordagem da assessoria a estabelecimentos por parte de instituições preocupadas em melhorar a educação. Para finalizar, apontam-se algumas dificuldades na implementação do modelo e se fazem projeções do trabalho realizado, identificam-se as limitações com que se depara ao abordar um processo de assessoria com essas características e se deixam em aberto algumas questões que possibilitarão avanços em um processo mais efetivo de construção do modelo de assessoria a estabelecimentos educacionais.

Palavras-chave : Acompanhamento Profissional; Docentes; Escolas; Assessoria às Escolas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )