SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número148Modelo de asesoría a escuelas centrado en el acompañamiento docenteEducación sexual: estudio comparativo entre escuelas em Brasil y en Cuba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de  e  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Territórios da casa, matemática e relações de gênero na EJA. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.148, pp.256-279. ISSN 0100-1574.

Neste artigo analisamos, em práticas de cuidado, controle e organização da casa, os modos pelos quais relações de gênero conformam práticas matemáticas. O material empírico foi produzido em uma associação de catadores de materiais recicláveis e se compõe de gravação de aulas e oficinas pedagógicas, registros de episódios e entrevistas. O referencial teórico e metodológico dialoga com estudos de gênero, investigações de práticas de numeramento e estudos de Michel Foucault relativos ao discurso. A atenção que legamos às práticas matemáticas neste estudo é motivada pela fertilidade das situações que as envolvem nas atividades domésticas e no contexto escolar, naturalizando e institucionalizando, sob a égide de uma racionalidade de matriz cartesiana, diferenciações e desigualdades de gênero.

Palavras-chave : Gênero; Educação de Jovens e Adultos; Matemática; Processo de Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )