SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número149Trabalho doméstico: questões, leituras e políticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

NEVES, Magda de Almeida. Anotações sobre trabalho e gênero. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.149, pp.404-421. ISSN 0100-1574.

Um balanço da produção acadêmica sobre gênero e trabalho na Sociologia revela a enorme relevância dos estudos e pesquisas nesse campo para a compreensão das relações de gênero na sociedade. Sem pretender ser exaustivo, este artigo focaliza trabalhos que ilustram bem o que consideramos as três principais contribuições dessa produção, a saber: dar visibilidade à presença feminina no mercado de trabalho em suas diferentes ocupações; suscitar a discussão sobre divisão sexual do trabalho e sobre as relações espaço produtivo/espaço reprodutivo e trabalho profissional/trabalho doméstico; e refletir sobre as repercussões das mudanças provocadas pela globalização e a reestruturação produtiva nas formas de inserção da mulher no mercado de trabalho e na vida familiar.

Palavras-chave : Relações de Gênero; Mercado de Trabalho; Divisão Sexual do Trabalho; Reestruturação Produtiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )