SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número149Trabalho doméstico: questões, leituras e políticasArenas de cuidado nas interseções entre gênero e classe social no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ARAUJO, Angela Maria Carneiro  e  LOMBARDI, Maria Rosa. Trabalho informal, gênero e raça no Brasil do início do século XXI. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.149, pp.452-477. ISSN 0100-1574.

O artigo analisa a evolução do trabalho informal no Brasil, de 2001 a 2009, com base nas Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílio. Questões como “onde estão” os informais, “quem são”, “quanto ganham” orientaram o estudo, tendo, além da comparação entre setor formal e informal, o gênero como foco. A heterogeneidade, marca do setor informal, é visível nos diversos setores econômicos, nas diferentes posições na ocupação, nas desiguais oportunidades de mulheres e negros em relação a homens e brancos. Apesar de o trabalho informal ter diminuído no Brasil durante a década, o pequeno crescimento registrado deveu-se ao ingresso das mulheres e, particularmente, das negras.

Palavras-chave : Trabalho Informal; Relações de Gênero; Raça; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )