SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número149Trabalho informal, gênero e raça no Brasil do início do século XXIEfeitos de escolas e municípios na qualidade do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SORJ, Bila. Arenas de cuidado nas interseções entre gênero e classe social no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.149, pp.478-491. ISSN 0100-1574.

A passagem das mulheres do trabalho não pago para o trabalho remunerado, desde meados do século XX, como decorrência da reestruturação das economias capitalistas e, sobretudo, do crescimento do setor de serviços, acelerou o processo de desfamilização do cuidado das crianças pequenas, que vai sendo cada vez mais compartilhado com instituições públicas ou privadas. O objetivo deste artigo é examinar como funcionam alguns dos dispositivos de cuidado no Brasil, em particular a família, a legislação trabalhista e a educação infantil, privilegiando a ótica de gênero e classe social. Trata-se de compreender como tais arenas de cuidado influenciam a quantidade e a qualidade da participação das mães no mercado de trabalho.

Palabras clave : Relações de Gêneros; Mercado de Trabalho; Políticas Públicas; Cuidado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )