SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número149A fiscalização das receitas e despesas do ensino em Minas GeraisO rendimento da escola no Distrito Federal entre 1922 e 1935 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

LAVINAS, Lena  e  VEIGA, Alinne. Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.149, pp.542-569. ISSN 0100-1574.

Este artigo discute os rumos da política pública de inclusão digital nas escolas com base nos resultados da pesquisa de avaliação de impacto e de processo do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno) realizada em cinco municípios onde foi implementado no decorrer de 2010 e 2011. A avaliação de impacto, de caráter longitudinal, foi feita através de um survey domiciliar aplicado em duas ondas. A pesquisa de processo associou diversas metodologias qualitativas, como grupos focais, entrevistas e visitas a campo. Limita-se aqui aos resultados derivados da pesquisa de painel, que revelam o baixo nível de aproveitamento do Projeto e um padrão de funcionamento bastante divergente em razão de vantagens e debilidades locais. Seu enorme potencial não foi até hoje completamente aproveitado.

Palavras-chave : Inclusão Digital; Avaliação do Programa; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )