SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número149Contribuições atuais sobre o estudo de implementação de políticas educacionaisCurrículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

RUSSO, Kelly. Parceria entre ONGS e escolas públicas: alguns dados para reflexão. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.149, pp.614-641. ISSN 0100-1574.

Nos últimos anos, um conjunto heterogêneo de organizações criou novas dinâmicas no espaço da educação pública. Este artigo discute as relações de parceria entre organizações não governamentais e escolas públicas, a partir de um estudo de caso realizado na rede municipal de educação do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa sugerem o espaço ambíguo que essas organizações ocupam atualmente no campo educativo: ao mesmo tempo em que substituem o Estado ao aplacarem carências que deveriam ser obrigação do poder público (suporte material, pedagógico e de recursos humanos nas escolas), elas também possibilitam espaços de resistência, para que profissionais de educação possam discutir a realidade social e refletir sobre o seu papel na construção de uma educação mais comprometida com as demandas sociais.

Palabras clave : ONGS; Movimentos Sociais; Escola Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )