SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número149Parceria entre ONGS e escolas públicas: alguns dados para reflexãoFormação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

FERRADA, Donatila; TURRA, Omar  e  VILLENA, Alicia. Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.149, pp.642-661. ISSN 0100-1574.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é propor um currículo para a formação inicial construído a partir das experiências de professores que exercem sua profissão em escolas localizadas em contextos de alta vulnerabilidade social e econômica. Abrange seis estudos de caso localizados na região de Bío-Bío, Chile. A coleta de informação utilizou a técnica do grupo de discussão comunicativo e, na análise, distinguiram-se as dimensões transformadoras e excludentes próprias da metodologia comunicativa crítica. Os resultados obtidos evidenciam os requisitos curriculares que permitem sugerir uma proposta de currículo de formação inicial transformadora.

Palavras-chave : Formação Inicial do Professor; Vulnerabilidade Social; Currículo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )