SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número149Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad socialElecciones escolares: moral y distinción en la relación familia-escuela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GARCIA, Paulo Sérgio  e  BIZZO, Nelio. Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.149, pp.662-681. ISSN 0100-1574.

Este artigo visa a evidenciar a gestão de aprendizagem e dificuldades dos professores de ciências que participaram de programas de formação contínua na modalidade educação a distância. Em um estudo de caso, os dados foram coletados mediante entrevistas e questionários. Em relação às dificuldades, foram identificados cinco domínios: conteúdo, tecnologia, tempo disponível, didático pedagógico e pessoal. Neste domínio, as variáveis interligadas “idade” e “tempo de docência”, além de “experiência” demonstraram significância para discriminar o grupo de sucesso. Professores mais jovens e com pouco tempo de docência tiveram menor aproveitamento. Diferentes estratégias de gestão de aprendizagem foram evidenciadas, com recurso de tempo livre à noite e aos finais de semana. Os resultados poderão ser de utilidade para planejar atividades para educação contínua a distância de professores em exercício.

Palavras-chave : Ensino a Distância; Educação Continuada; Formação de Professores; Ciências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )