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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
FIGUEIREDO, Fernando Jorge Costa. Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.149, pp.724-743. ISSN 0100-1574.
Com este trabalho visamos aos seguintes objetivos: caracterizar as representações mentais que as crianças cegas congénitas constroem acerca da sua integração social no ensino básico da escola regular e caracterizar as representações mentais que os alunos visuais constroem acerca da integração social das crianças cegas no mesmo contexto. O enquadramento teórico procurou relacionar o desenvolvimento social e a cegueira, explorando o papel a ser desempenhado pelos cuidadores adultos e pelos pares no desenvolvimento social das crianças cegas, nomeadamente em contexto escolar. Metodologicamente, optámos por um design de estudos de caso múltiplos, recorrendo a entrevistas, conversas informais e questionário sociométrico. Os resultados sugerem que a cegueira não se constitui como o único fator responsável pela posição sociométrica dos seus portadores, não obstante os caminhos para a integração social escolar se revelarem ainda pouco amadurecidos.
Palavras-chave : Inclusão Escolar; Diversidade; Necessidades Educativas Especiais.