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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GOUVEIA, Andréa Barbosa  e  SOUZA, Ângelo Ricardo de. Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.150, pp.836-855. ISSN 0100-1574.

Este artigo discute resultados de pesquisa sobre condições de qualidade educacional a partir da análise da aplicação do Índice de Condições de Qualidade dos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais, nos anos de 2007 e 2011. Tomando componentes da política educacional, especificamente as condições de trabalho docente, as condições materiais e estruturais das escolas e as condições de gestão escolar, esse índice dimensiona o possível esforço da política em responder às demandas educacionais postas na realidade brasileira. O estudo conclui mostrando que aparentemente as condições gerais de qualidade educacional no país têm sido incrementadas e os municípios que apresentam melhores resultados são aqueles que atendem até 1000 estudantes ou mais de 10 mil estudantes nas redes municipais.

Palavras-chave : Qualidade da Educação; Políticas Educacionais; Indicadores Educacionais; Municípios.

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