SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número150Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileirosPolíticas de constituição do conhecimento escolar na pesquisa educacional brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CRAHAY, Marcel  e  BAYE, Ariane. Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.150, pp.858-883. ISSN 0100-1574.

Pesquisas internacionais recentes comprovam a forte relação entre a origem social dos alunos e o sucesso escolar, já observada em estudos realizados desde a década de 1950. Se a universalidade desse fenômeno é indiscutível, os resultados das pesquisas indicam igualmente que a influência da condição socioeconômica no desempenho dos alunos varia conforme o país, e que certos sistemas educacionais conseguem melhor que outros limitar o peso do determinismo social. A proposta deste artigo é avançar na exploração dessa problemática com base nos resultados do Pisa 2009 para a América Latina, tomando como referência o desempenho em leitura e matemática e os índices de repetência. Os resultados confirmam que uma redução das desigualdades sociais de sucesso e um aumento da eficácia não são incompatíveis.

Palavras-chave : Desigualdades Sociais; Rendimento Escolar; Pisa; Educação Comparada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )